12 de outubro de 2015

PGRSS E PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA OCUPACIONAL PARA O DESCARTE DO TRASTUZUMABE: REVISÃO DE LITERATURA

GILBERTO BARCELOS SOUZA; CAMILA M. D. FONSECA;  JOYCE M. O. CUNHA;  ANTONIA MARIA PINHEIRO; RACHEL NUNES ORNELLAS

Serviço de Farmácia - Hospital Universitário Antonio Pedro - Universidade Federal Fluminense

Introdução: O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção à saúde pública. A Classificação dos RSS objetiva destacar a composição desses resíduos.

Objetivos: Como não existe um consenso que possibilite a padronização dos procedimentos após a ocorrência da manipulação farmacêutica, o objetivo deste trabalho é comparar protocolos específicos descritos em diversas literaturas apontando os benefícios das padronizações dessas medidas.

Metodologia: Realizou-se a busca de publicações nas bases de dados PUBMED, MEDLINE, de agosto a outubro de 2014, para os seguintes descritores: drug waste, oncologic nursing, extravasation, vesicant, chemotherapy.

Resultados:  Ecotoxicidade: n ão descartar na á gua. Neutralização química d os resíduos: evitar
contaminação. Terminada a descontaminação colocar os EPIs, frascos, seringas, agulhas, ampolas, campo operatório, equipos, soluções e esponjas em saco duplo de plástico, selá-lo e rotular como RESÍDUOS DE CITOSTÁTICOS e incinerar a 1000º C. Transporte: bombona de polietileno de alta densidade (PEAD). Todas as bombonas contendo resíduos devem estar identificadas por rótulo padronizado. Evitar quebra dos frascos.

Conclusão: No Brasil existem divergências em relação ao tratamento dos resíduos químicos. Entre medidas citadas destacam-se o descarte apropriado. Caso a mistura contenha químicos perigosos, descartar como resíduo químico. Para minimizar o risco de exposição dermatológica, sempre utilizar luvas para manipular. Isto inclui todas as atividades em clínicas, farmácias, estoques e outros, incluindo a abertura da embalagem e inspeção, transporte, preparo da dose, administração. Usar EPIs no manejo dos RSS.

Palavras-Chave: Citostáticos | PGRSS | Quimioterapia

Anais do 13º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais - Os novos caminhos para o farmacêutico - ano 2015 / Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário