7 de dezembro de 2014

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS ENTRE 2009 A 2011 EM UM HOSPITAL REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA DE CURITIBA-PR

Isabella Valvassori Catenacci - Universidade Positivo

OBJETIVOS Analisar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes do Serviço de Cuidados Paliativos e Tratamento da Dor de hospital referência na área de oncologia em Curitiba-PR entre 2009 a 2011.

MÉTODOS Estudo retrospectivo de casos realizado por revisão de prontuários de 380 pacientes atendidos entre 2009 a 2011. As variáveis quantitativas e qualitativas foram elaboradas por estatística descritiva. O método de Kaplan-Meier foi utilizado para caracterizar os tempos de sobrevida dos pacientes.

RESULTADOS Média de idade de 60,1 anos, 50,5% do sexo masculino, 93,7% com cor de pele branca e 76,6% procedentes de Curitiba e região metropolitana. O câncer de órgãos digestivos e o estádio clínico IV ao diagnóstico e ao encaminhamento foram mais frequentes com 33,4%, 43,1% e 82,3% respectivamente. Dor foi o sintoma mais prevalente (82,1%), e 66,8% dos pacientes iniciaram tratamento com opióides antes de serem encaminhados ao Serviço de Cuidados Paliativos. A cirurgia curativa foi o tratamento mais realizado (43,2%) e a maioria dos pacientes foi encaminhada por impossibilidade de tratamento curativo (42,4%). Evoluíram a óbito 84,3% dos pacientes e, desses, 46,6% morreram em ambiente hospitalar. A sobrevida mediana a partir da entrada no hospital foi de 16,1 meses e a partir do encaminhamento foi de 1,2 meses.

CONCLUSÃO O perfil dos pacientes é caracterizado por idade média de 60 anos, proporção semelhante entre homens e mulheres, cor de pele branca, procedentes de Curitiba e região metropolitana, na maioria com câncer de órgãos digestivos e estádio avançado (IV). O encaminhamento ocorreu principalmente por impossibilidade de tratamento curativo. A dor foi o
sintoma mais prevalente, a cirurgia curativa foi o tratamento mais utilizado e a maior parte dos pacientes já havia iniciado o tratamento com opióides previamente, indo a óbito em curto período de tempo, geralmente em ambiente hospitalar.

Poster in:  VIII CONGRESSO FRANCO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA. 09 a 11 de Outubro de 2014. Rio de Janeiro. Brazil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário